domingo, 18 de abril de 2010

nme c86 comp


a revista new musical express fez ao longo de sua trajetória de já, sei lá, mais de 30 anos, várias compilações que vinham encartadas na revista. antes em K7, depois CD e agora um podcast básicão mesmo no site. enfim, o que importa é que várias dessas compilações fizeram história, principalmente nos anos 80, uma época em que o "jornalismo musical" era realmente relevante no meio impresso e, além da NME, outras três publicações semanais competiam pela atenção do público inglês.

o fato é que, como a C81 ajudou a consolidar a cena pós-punk londrina, a C86 fez com que o termo "indie" nascesse, de certa forma. todas as bandas na compilação faziam parte de uma cena fresca e em crescimento. um bando de garotos e garotas que gravavam seus singles sem nenhuma produção, músicas com 4 ou 5 notas, e sua atitude não tinha nada de "cool" - no sentido sexo, drogas e rock'n roll. tudo que essas bandas buscavam era se divertir fazendo música pop, as vezes triste, as vezes alegre, mas sempre com aquele senso de "essa música está falando por mim".

a compilação é um marco do indie pop pois levou essas bandas ao contato com o mainstream da época e inspirou como seguidores um bando de britânicos adolescentes, do tipo classe-média, estudante e inseguro sobre coisas como sexo, relacionamentos e, enfim, sobre todas aquelas descobertas tensas na transição da infância à vida adulta.

mais que um registro histórico, a C86 é uma baita coletânea de músicas cruas, diretas e sempre pautadas naquele hook de guitarra precioso com 4 notas que bandas dos anos 60 como byrds, beatles ou kinks faziam tão bem. foi o nascimento de um "trend" e o início de uma revolução na música alternativa que ainda reverbera nas bandas "indie" de hoje.

pega eu!

Nenhum comentário:

Postar um comentário